24/10/2011

Um rolê noturno pelo Dia dos Mortos

El Dia de Los Muertos é festejado no México de um jeito bem diferente do que Finados aqui no Brasil.
Lá as pessoas  usam máscaras, pintam o rosto, vestem roupas típicas e vão em massa aos cemitérios, onde comem, bebem, cantam e dançam, na esperança de levar um pouco de alegria aos seus mortos - e a eles próprios, claro.
Aqui no Brasil, boa parte das pessoas se veste de preto, chora e vai aos cemitérios lamentar a morte dos outros. Outra boa parte desconhece o significado da data e acha que é só um feriado, e fica na torcida pra que ele caia numa 6a-feira.


ROLÊ NOTURNO
Em Curitiba o buraco é 7 palmos mais embaixo. Aqui, como no México,  a turma quer diversão. Simbolicamente, os mortos saem para um rolê noturno de bicicleta, saindo do cemitério, circulando pela noite da cidade, apavorando aqueles com o coração fraco, desagradando aqueles com as bundas moles, e terminando ruidosamente na frente de algum bar que esteja aberto na madrugada. Como em Curitiba não são muitos os bares abertos a essa hora, alguns mortos-vivos já foram vistos em locais de reputação, digamos assim, duvidosa, à procura de alguma bebida pra encerrar a celebração. Não vou citar nomes em respeito aos finados.

A edição desse ano será no dia 01 de novembro. A concentração será no Cemitério Municipal, a partir das 23h30 e a saída está marcada para 23h59hs.


Típica máscara del Dia de
Dia de los Muertos.
Credit: Grimcinder
CAVEIRAS E MÁSCARAS MORTUÁRIAS
Os organizadores destacam que o evento não é inspirado em halloween norte-americano. Ou seja, máscaras e maquiagens de caveiras são muitíssimo bem vindas (bem ao estilo mexicano), mas se a sua idéia é tirar aquela fantasia de bruxa ou Freddie Krueger do armário, melhor escolher outro evento pra ir. Até porque, quem é que gostaria de pedalar lado a lado com alguém que parece saído de uma festinha de escola de idiomas?





EDIÇÃO ANTERIOR
A primeira edição, em 2010, foi supreendentemente bem aceita, e umas 50 almas penadas foram vistas pedalando em bando pela madrugada curitibana.Para este ano, há menos de 10 dias do evento já tem mais de 60 confirmados no evento marcado pelo Facebook.
 Abaixo segue um vídeo com os melhores momentos de 2010.


Pedalada de Los Muertos from Ata hostin on Vimeo.

ROLÊ NOTURNO DIA DE LOS MUERTOS
Data: 01 de novembro
Horário: 23h30
Local: Cemitério  Municipal de Curitiba.

Nenhum comentário: