24/10/2011

Direita ou Esquerda? Os grandes temas voltam à tona.

A dislexia moral que afeta o poder público e a imprensa desta cidade.

Ontem foi dia de protestar contra a  nova ciclofaixa de Curitiba.

As razões pra isso eram muitas; entre elas: a mediocridade do projeto, que com seus míseros 4 km não atende nem de perto as mínimas exigências dos ciclistas; a periodicidade quase bissexta de uma ciclofaixa que só funcionará durante um domingo por mês; a ânsia marketeira da administração pública, que como de costume transforma vento em louros, numa alquimia publicitária que já perdeu há décadas qualquer resto de escrúpulo que pudesse ter. E por aí vai... Alguns ainda dirão que a pretensa ciclofaixa seria uma tentativa da Prefeitura de enfraquecer o movimento ciclista, ao dar uma justificativa placêbica à sociedade e assim tentar curar a carência dos ciclistas e bla bla bla.

Todos esses  foram bons motivos para protestar no dia de ontem. E viraram palavras de ordem, e foram berrados até na porta da casa do prefeito da cidade.

O que não foi, nem de perto, motivo da manifestação, é o lado da rua onde estava instalada a polêmica ciclofaixa. Então eu pergunto: por que esse assunto foi abordado com destaque em todas as matérias veiculadas na imprensa hoje?  Lado esquerdo da via, lado direito da via,  legislação, código brasileiro de trânsito. A mídia bateu nessa tecla sem trégua, como se essa fosse a motivação que tiraria centenas de pessoas de casa para protestar durante mais de quatro horas num domingo de manhã.

Pessoalmente eu vejo isso como uma tentativa de esconder as verdadeiras razões do protesto, ao mesmo tempo em que evitam as óbvias críticas com as quais teriam que lidar se nem tivessem divulgado a manifestação.

Deixo abaixo uma reportagem muito ilustrativa dessa distorção dos fatos. Destaco algumas pérolas, tais como chamar de "ciclistas" os gatos pingados domingueiros que andaram pela ciclofaixa oficial e, por outro lado, chamar apenas de "insatisfeitos" os manifestantes, esses sim ciclistas de todos dias.

Mais pra frente entrevistam motoristas, que dizem achar ótima a ciclofaixa. Claro, como não achariam?, se ela só vai lhes tomar um pedaço da rua durante 8 horas por mês, ainda por cima num domingo!

Para completar mencionam, literalmente, que "o problema é que a ciclofaixa foi pintada do lado esquerdo da via, contrariando o código trânsito, que diz que ela deve ser do lado direito. E para protestar justamente contra isso é que um grupo de ciclistas percorreu o trajeto fora das demarcações da ciclofaixa".

Honestamente, isso é uma vergonha. É uma farsa jornalística. Primeiro, porque nem sequer consultaram o código de trânsito. Do contrário saberiam que não há nada de irregular em uma ciclofaixa do lado esquerdo. Segundo, por relacionarem as motivações do protesto a esse tema insignificante. Terceiro, porque não entrevistaram sequer um manifestante; ou se entrevistaram, cortaram isso na edição tendenciosa que fizeram.

Nosso poder público é uma vergonha disfarçada pelo verniz publicitário. Nossa imprensa é uma vergonha que nem se dá ao trabalho de se disfarçar.


Nenhum comentário: